É sempre complicado restringir à uma definição algo tão complexo quanto a arte, então prefiro relacionar Arte e Design segundo a minha percepção. Particularmente vejo a arte como uma atividade subjetiva, pois o artista se manifesta sem a preocupação que sua mensagem seja interpretada corretamente, de uma forma específica. O observador de uma obra artística tem a liberdade de interpretar seu significado conforme a própria bagagem simbólica que carrega, de forma que pessoas diferentes podem ter impressões diferentes sobre uma mesma obra.
Já o Design, é um processo objetivo, que vem para cumprir um propósito, uma função, e por consequência, gerar resultados. Isso só é possível porque várias áreas de conhecimento como linguagem visual, gestalt, teoria da cor, teoria da forma, tipografia, metodologia projectual, fases de análise, geração de alternativas e muitas outras, são organizadas em um método racional, onde a criatividade é mais uma ferramenta dentro do processo e tem uma fase específica onde deve ser utilizada. É a correta execução do método, que garante que o resultado final do projeto atenda os requisitos determinados no início do processo.
Quando uma marca é solicitada por um cliente, sua empresa está situada num mercado junto com inúmeras outras marcas, e é justamente o método dentro do Design de Marca que conduz o processo de forma que se consiga comunicar visualmente os atributos da empresa para seu público alvo. É, portanto, uma situação onde o consumidor não pode ter dúvida dos que a marca quer comunicar. Se você usar uma linguagem visual de uma loja de artigos de heavy metal num pet shop, é grande a possibilidade de que a maioria dos clientes não se identifique, a não ser que propositadamente esteja trabalhando com um nicho de mercado, o que é extremamente válido. O importante é que essa escolha seja tomada e esteja embasada em pesquisas que demonstrem a viabilidade desse mercado.
Na da disso impede que um artista seja um designer e vice versa, mas são conjuntos de conhecimentos, técnicas e propósitos diferentes.