Historicamente sabemos que as crises econômicas são passageiras, e surgem de tempos em tempos. Essa não é a primeira, e não será a última que enfrentaremos, e se pudermos ver um lado positivo nesse cenário, é que ele funciona como uma peneira no mercado, onde só permanecem as empresas com gestão mais eficiente e com clientes mais fiéis. Infelizmente essa não é a situação da grande maioria.
O design não é uma tábua de salvação que vai compensar a falta de planejamento estratégico, financeiro, operacional e comercial de uma empresa, mas é uma ferramenta que pode contribuir para solidificar a relação entre a empresa e o cliente, permitindo que esta enfrente melhor esse período de instabilidade.
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Vantagens sobre a concorrência
Sempre que um projeto de marca ou embalagem é encomendado, é fundamental que a concorrência seja observada e analisada, para saber onde a empresa contratante se encontra tanto com relação aos diferenciais visuais, quanto ao posicionamento geral junto ao consumidor. A função do design neste caso é representar graficamente o que a empresa é em sua essência, comunicando isso ao mercado, já pressupondo que ela realmente tenha um diferencial em relação aos concorrentes. O diferencial com relação à concorrência tem que ser expresso de forma consciente para que as diferenças entre os produtos, serviços e valores sejam perceptíveis para o consumidor e reforce cada vez mais sua relação com a marca, traduzido em longo prazo na fidelização de um maior número de clientes e no aumento do faturamento.
Não é apenas mudando um logo que você muda a cultura da empresa, essa mudança deve ser feita de dentro para fora.
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Memorização e reconhecimento
Uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço se tornam fortes quando o consumidor reconhece neles valores afins consigo e que suprem as suas necessidades. A contratação de projeto de design vai fazer com que este consumidor memorize melhor a marca, na primeira olhada e reconheça mais rapidamente quando exposto a ela numa segunda vez. Isso fará com que se lembre das experiências obtidas sempre que entrar em contato com a marca, aumentando a possibilidade de consumir novamente seu produto ou serviço. Quanto mais esse ciclo acontecer, mas forte a relação do consumidor com a marca. É claro que tudo isso depende da qualidade desse produto ou serviço e do quanto eles impactarão em seu cliente, pois nada pior que design, publicidade e marketing bons para um produto ou serviços ruim. É a forma mais rápida e abrangente de se queimar no mercado.