Bhelga Sobremesas Premium
Design de marca e identidade visual
Bhelga Sobremesas Premium
2015
Projeto aprovado na 1ª apresentação
Objetivo
A Krearis foi procurada no primeiro semestre de 2015 pela Bhelga Sobremesas Premium, pois precisava que sua marca, identidade visual e rótulos fossem redesenhados. A Bhelga produz sobremesas com um nível de qualidade superior aos concorrentes pois utiliza em sua composição o Callebau, chocolate belga mais comercializado do mundo.
Conceito
O processo se iniciou com uma ampla pesquisa sobre a história do chocolate desde seu uso por povos pré-colombianos no século Xlll até os dias atuais. Durante essa fase foi identificado um período que iniciou em 1819 com a construção da primeira fábrica a vapor, à 1913 com a invenção do chocolate branco, onde houveram as maiores mudanças no processamento e industrialização do cacau e do chocolate. Na sociedade da época, o movimento artístico de maior influência foi o Art Nouveau, que se caracterizavam por linhas orgânicas, movimentos fluidos e curvilíneos, e foram essas características que inspiraram o desenvolvimento da marca Bhelga. Ao mesmo tempo em que deveria fazer referência a este movimento artístico, deveria ser algo contemporâneo e alinhado com a linguagem visual das marcas de chocolate belga.
Concorrentes
Uma outra linha de pesquisa teve início, com foco na listagem, análise e tabulação das características morfológicas, códigos cromáticos e tipografia das marcas concorrentes. Poucas foram as marcas concorrentes que possuíam uma marca e identidade visual bem definida, pois quase não comunicavam um conceito ou atributo claramente.
Marcas de referência
Foi pesquisado também as característica das principais marcas de chocolate belga, com o objetivo de entender suas construções, conceitos e atributos.
Estratégia
As premissas básicas do posicionamento foram de que a marca deveria se diferenciar dos concorrentes nacionais, e ter uma aproximação com as grandes marcas de chocolate belga, além de comunicar atributos de qualidade, tradição e diferenciação.
Solução
Após a compreensão de todas as diretrizes, começou o processo de desenho da marca, onde inúmeras opções foram criadas, vários tipos de letras testados e estilos de traços feitos, o que resultou na marca ao lado.
O projeto funciona porque as premissas estratégicas se diferenciar dos concorrentes e se aproximar de grandes marcas de chocolate belga foram seguidas, hoje a Bhelga possui uma marca bem melhor posicionada visualmente e estruturada que seus concorrentes, mesmo que estes tenham uma penetração no mercado muito maior que a jovem Bhelga.
Aplicações e restições
A marca seria fundamentalmente aplicada nos rótulos do seus produtos, onde hávia a restrição no tamanho de aplicação, portanto tivemos que considerar na fase de desenho da marca, que a marca fosse lida e percebida em aplicações de tamanho reduziso.
Clique aqui para conhecer o projeto de embalagens criadas para a Bhelga Sobremesas Premium
Depoimento do cliente
“A Krearis não só efetou o desenvolvimento visual da marca, como fez todo um estudo de mercado para levar a máxima eficiência do projeto. Além de um ótimo preço e atendimento há o ponto positivo na atenção ao cliente. Estão de parabéns pelo excelente trabalho e pela parceria duradoura que foi criada conosco."
LUIZ ARTHUR CARVALHO – gerente financeiro da Bhelga